As métricas mais utilizadas para se avaliar uma empresa como a São Carlos em relação a seus pares, têm como base o NAV (Net Asset Value), o FFO (Funds from Operations) e o Cap rate.
- NAV: Valor de mercado do portfólio de imóveis menos a dÃvida lÃquida da empresa, em determinada data. O NAV por nós calculado pode não ser comparável ao NAV calculado por outras companhias.
- FFO: Lucro LÃquido do exercÃcio ajustado para incluir as despesas com depreciações/amortizações, excluir os ganhos com a venda de imóveis e excluir os efeitos de itens extrardinários contabilizados no perÃodo, se houver. O FFO por nós calculado pode não ser comparável ao FFO calculado por outras companhias.
- Cap Rate: Receita bruta de um imóvel com locações nos próximos 12 meses, considerando os atuais valores nos contratos de locação, 100% de ocupação, e nenhum reajuste pela inflação, dividida pelo valor de mercado do imóvel.
Entendendo o Demonstrativo de Resultados da São Carlos
- Receita Operacional Bruta: praticamente 100% da receita bruta da São Carlos vem da locação de imóveis comerciais em seu portfólio. Todos os contratos de locação são reajustados anualmente pela inflação, sendo aproximadamente 90% pelo Ãndice IGP-M. A sazonalidade na receita é relativamente baixa e concentra-se nos contratos de locação de lojas de rua. Nestes casos, todo mês o locatário paga para a São Carlos um percentual das suas vendas e especificamente no mês de dezembro paga um valor adicional, para completar um valor mÃnimo anual definido em contrato. O valor de aluguel que cobramos em todos os nossos contratos é Triple Net, ou seja, é lÃquido de despesas com o condomÃnio, com impostos sobre o imóvel (notadamente o IPTU) e com seguro e manutenções básicas, que são de responsabilidade do locatário.
- Impostos sobre Receita: praticamente 100% das deduções sobre a receita bruta da São Carlos são despesas com os impostos PIS e COFINS. As alÃquotas de PIS e COFINS são respectivamente 1,65% e 7,60% da receita bruta, no caso das empresas que utilizam o regime de tributação ‘Lucro Real’, e são respectivamente 0,65% e 3,00% da receita bruta, no caso das empresas que utilizam o regime de tributação ‘Lucro Presumido’. A estrutura societária da São Carlos inclui empresas que adotam o regime de ‘Lucro Real’ e empresas que adotam o regime de ‘Lucro Presumido’.
- Custo de Produtos Vendidos: 100% da rubrica ‘Custo de Produtos Vendidos’ do Demonstrativo de Resultados da São Carlos se refere a despesas com depreciação/amortização.
- Despesas Gerais e Administrativas (G&A): As principais despesas da São Carlos são: IMÓVEIS (notadamente despesas com áreas vagas, como por exemplo, condomÃnio, IPTU, manutenção e comissão de corretores); PESSOAL; e SERVIÇOS DE TERCEIROS (ex. advogados, auditores, consultores, cartórios e publicações legais). A partir de Janeiro de 2011 a provisão para pagamento de bônus à administração e empregados passou a ser contabilizada mensalmente (antes, era integralmente contabilizada no mês de dezembro).
- Imposto de Renda e Contribuição Social (IR/CS): As alÃquotas de IR e CS são respectivamente 25,00% (15% mais adicional de 10% sobre o lucro acima R$ 240 mil no ano) e 9,00% do lucro antes dos impostos, no caso das empresas que utilizam o regime de tributação ‘Lucro Real’, e são respectivamente 8,00% e 2,88% da receita bruta, no caso das empresas que utilizam o regime de tributação ‘Lucro Presumido’. A estrutura societária da São Carlos inclui empresas que adotam o regime de ‘Lucro Real’ e empresas que adotam o regime de ‘Lucro Presumido’.